16 de fevereiro de 2011

Pasta para documentos


Sabe quando você tem um problema e precisa criar uma solução urgente? Era isso.
Há algum tempo comprei uma pasta sanfonada para documentos. Durante um tempo foi perfeita. Eu simplesmente abria e guardava meus comprovantes de pagamento. Com o tempo virou um trambolho impossível de guardar. Imagine: ela tem envelopes para os 12 meses do ano, e mais uns 30 envelopes numerados. Não está cheia porque não usei nem a metade dela mas ficou muito gorda e quase não dá pra fechar. Isso me deu muito desconforto. Resolvi então fazer uma outra menor, só com 12 envelopes que medem 25cm x 15cm. Vai guardar meus documentos para IR, boletos de pagamento, notas fiscais e outros durante o ano e acho que não vou sofrer porque cabe em qualquer gaveta. Ficou um charme. Eu amo flores de papel, pena que não coloquei nenhuma aqui.

PAP do móbile




Eu fiz esse móbile em um daqueles dias de folga, sem absolutamente nada pra fazer. Se não há nada, vamos inventar algo. Com a ideia na cabeça, material separado, parti para a ação.


Eu tinha umas 20 flores prontas e, que ingenuidade a minha, achei que dava pra fazer. Comecei e percebi que precisava de mais umas 30 flores. Quer fazer também? Então separe:




1 bastidor (daqueles pequenos)


3 tiras de papel para scrap medindo 2cm x 30,5


fio de nylon


contas para bijuteria (eu usei 18, de cores e formatos diferentes)


1 argola de plástico


1 pingente em forma de coração


6 borboletas de papel (usei o furador complexo da tok e crie) - 2 amarelas, 2 azuis e duas rosas, coladas em papel preto e recortadas


6 chumbinhos (pecinha minúscula de metal que prende o fio de nylon)


50 flores de papel (furador margarida 1,5") - São 50 flores prontas


fita banana


cola quente


alicade de bijuteria (o de apertar pecinhas)




Cubra as duas partes do bastidor com as tiras de papel e cole as flores com cola quente. No círculo menor são 12 de cada lado e no maior 13.




Passe um pedaço do fio de nylon pela argola de plástico e prenda a ponta com o chumbinho. Coloque todas as contas que você escolheu, passe o fio pelo círculo menor do bastidor decorado e prenda com outro chumbinho, apertando bem. O meu ficou com uns 25cm da argola até o bastidor.




Pegue um outro pedaço de fio de nylon medindo uns 35cm prenda o pingente de coração com o chumbinho.


Passe a outra ponta pelo bastidor e prenda com o chumbinho. Esse fio deve ficar com 25 cm e o pingente na ponta.


Para unir as duas partes, use mais um pedaço de fio de nylon passando por um dos círculos e prenda com um chumbinho. Pegue a outra ponta, passe pelo outro círculo e prenda com um chumbinho. Esse meio fica com 10 de fio de nylon. Nesse espaço, coloque um pedacinho de fita banana bem no centro do fio e prenda uma borboleta de costas para a outra.


Por último, repita o processo de prender as borboletas no fio com o pingente. Pronto! Dá um certo trabalho, mas o resultado compensa.